Assistente Técnico Judicial, entenda como ele é fundamental!
Por: Master - Marcas - EBC | 17/06/2024
Artigos
Quando há um processo litigioso envolvendo um imóvel, um laudo técnico é fundamental para a resolução do caso.
Esse laudo vem a partir de uma análise técnica feita por um perito judicial que é designado pelo juiz. Entretanto, por mais que esse profissional seja extremamente competente, ele está sujeito a cometer erros que podem gerar avaliações equivocadas e prejuízos tanto financeiros quanto morais para uma das partes.
Para evitar que isso aconteça, existe o Assistente Técnico Judicial, e é ele quem será o responsável por acompanhar e averiguar se a avaliação pericial condiz com a verdade.
Qual é o papel do Assistente Técnico Judicial?
Como esse profissional é escolhido por uma das partes e atua juntamente com o advogado em ações judiciais ou extrajudiciais na Engenharia de Avaliações, ele tem como função principal analisar o laudo emitido pelo perito e elaborar um relatório detalhado com pontos de vistas diferentes do que foi apresentado, propor hipóteses que possam favorecer a parte que o contratou e trazer outras informações relevantes ao processo.
Entenda como funciona a atuação do Assistente Técnico Judicial
Após ser acionado por uma das partes, o Assistente Técnico Judicial analisará o laudo técnico para entender o que o perito avaliou, o que foi identificado e qual foi o parecer dele.
Depois desse momento de levantamento de dados, o Assistente dará início ao seu processo de avaliação onde ele realizará a elaboração de quesitos e fará uma vistoria no imóvel acompanhado pelo perito responsável no caso.
Com essas informações em mãos, o Assistente terá 10 dias para elaborar o seu parecer técnico que deve conter as críticas positivas e negativas a respeito do laudo do perito.
Essa avaliação final deve ser clara e objetiva utilizando-se de uma abordagem que seja de fácil entendimento para as partes envolvidas e para o parecer final do juiz.
Um ponto importante a ressaltar é que o Assistente Técnico desempenha outros papeis muito importantes na engenharia civil e segmento imobiliário, além dos processos de perícia. Tais como:
-
Ações renovatórias e revisionais de aluguel;
-
Ações para fins de desapropriação;
-
Avaliação para atualização patrimonial;
-
Com o seu conhecimento técnico e científico, assessora advogados na elaboração da fase inicial do processo.
Por que contratar um Assistente Técnico Judicial?
Imagine que você receba um cliente que deseja vender o imóvel dele por um valor acima do mercado porque ele disse que vale esse preço. Você acreditaria apenas na visão dele?
Em um processo judicial de engenharia que envolve perícia, é uma situação muito semelhante. Para evitar que o seu cliente tenha prejuízos é preciso contar com a opinião e análise de um profissional experiente e que esteja fora da negociação.
Contratar um Assistente Técnico Judicial significa que você investirá em um profissional que buscará a verdade que muitas vezes pode ter sido omitida ou negligenciada pela outra parte. A atuação desse profissional não é a apenas de revisão, mas de estratégia.
Um outro motivo para contratar um Assistente Técnico Judicial para um caso de perícia imobiliária é que sua análise irá garantir eficácia e segurança a todo o processo em questão, pois ele irá prestar auxílio ao advogado e perito do caso.
Contratar um Assistente Técnico é ter a tranquilidade de que receberá um laudo de avaliação criterioso, justo e com informações exatas sobre o imóvel. Além disso, ele pode ser a peça-chave para que o juiz decida favoravelmente ao seu cliente.
Espero que este material tenha ajudado você de alguma maneira, porém, caso tenha alguma outra dúvida, deixe nos comentários logo abaixo, pois terei um grande prazer em continuar este conversa!
Compartilhe
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.